-
Arquitetos: Jamison Architects
- Área: 323 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Scott Burrows
-
Fabricantes: Dulux, James Hardie, James Hardie Australia, Laminex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando se está na sala de estar, é possível sentir como se estivéssemos em uma casa de pássaros. Envolto por vegetação, esta casa foi projetada com uma forte conexão com seu entorno e as abundantes flora e fauna nativas do terreno. O projeto realmente traz o exterior para dentro, maximizando as vistas e aproveitando os benefícios da luz natural e ventilação natural cruzada.
Essencialmente, a casa compreende dois pavilhões conectados por um pátio central vegetado, que é um espaço verde especial no coração da casa. Este pátio é envolto por painéis móveis e proporciona uma entrada e experiência de entrada única e muda sua dimensão ao longo do dia e da noite. Durante o dia oferece sombra e luz filtrada através dos painéis, e à noite emoldura o céu estrelado e proporciona uma sala privativa externa para desfrutar da lareira e noites de cinema ao ar livre, com filme projetado na parede oeste onde a obra de arte externa pode ser removida. Como os painéis são móveis, o espaço pode se tornar mais ou menos íntimo e se conectar com a paisagem do entorno. Os painéis cortados a laser são utilizados em outras áreas da casa para proporcionar sombreamento, privacidade e divisão de ambientes.
A Casa de Pássaros tem uma planta eficiente e a ilusão do espaço é maximizada através do uso de um vazio, e as aberturas envidraçadas do piso ao teto permitem uma grande conexão com o ambiente. O revestimento externo é continuado das paredes do pátio interno para a entrada do pavilhão principal e direciona as pessoas ao andar superior à área de estar de planta livre para apreciar as belas vistas. Princípios de desenho passivos e materiais e métodos construtivos foram utilizados para criar uma casa que é funcional, ambientalmente eficiente e um prazer para se morar.